Wednesday, December 6, 2006

Anti-Benfica vs Anti-Porto

Sou sportinguista. Sendo assim, é perfeitamente natural que seja anti-Benfica e anti-Porto, ou não fossem estes dois clubes os eternos rivais do SCPortugal. No entanto, confesso ser mais anti-Benfica do que sou anti-Porto e passo a explicar porquê.
O Benfica será sempre, na cabeça dos benfiquistas, o maior clube português, ou não fossem eles 6 milhões (!?!?!?!?). No entanto, vi o FCPorto ganhar duas Ligas dos Campeões, duas Taças Intercontinentais, uma Taça Uefa e ainda cinco campeonatos seguidos. A única proeza inigualável que vi das hostes encarnadas, foi um 6º lugar no campeonato e 2 anos seguidos sem meter os pés na Europa! Pois bem, quanto maior o clube, maior a vergonha (digo eu!!!).
O Sporting é de longe o clube nacional com maior palmarés. E para os energúmenos encarnados que se revoltaram com esta afirmação, esclareço que um clube é um clube e não uma equipa de futebol. Outro dado curioso é que, embora a clube da águia seja o que possui maior número de sócios, o FCP é o que apresenta maior número de sócios pagantes.
Para os menos conhecedores de história., informo ainda que o SCP tem a maior goleada de sempre do futebol europeu. Informo ainda que, mesmo sem ser campeão, foi convidado a participar na 1ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, tal era a coeva projecção leonina na Europa do futebol. O SCP participou no jogo inaugural, onde viria a apontar o 1º golo da histórica prova. Quantas pessoas sabem disto? Muito poucas. Porquê? Porque os adeptos sportinguistas não vivem do passado, e por conseguinte, não andam por aí a alardear petulância! O mesmo aplica-se aos portistas.
Ainda em 2004 o FCP ganhou a Liga dos Campeões, mas não vejo nenhum adepto vangloriar-se deste feito! O que vejo são benfiquistas a se regozijarem por troféus ganhos há mais de 40 anos! Falar de futebol com um lampião equivale a ouvir falar dos anos 60, tenha ele 20, 40 ou 60 anos. Revolta-me esta ilusão de que, por mais que o tempo passe, o Benfica será sempre o clube nacional com maior projecção lá fora.
A recente passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ante o pior Man Utd dos últimos 10 anos (só conseguiu marcar golos ao Benfica) só me vem dar razão. Como é que é possível que se festeje na Luz uma passagem aos oitavos, com mais euforia do que no Dragão se festejou uma vitória na prova??? Logo após o apito final na Luz, ouvi expressões como gigante europeu, novos heróis de Portugal, a Europa é nossa, etc… A Europa é vossa????
Ainda na época passada, o FCP teve que ganhar ao Chelsea de Mourinho para passar à fase seguinte e quase que nem se falou nisso, tal era a banalidade do apuramento portista. Agora comparemos esta naturalidade com o regozijo encarnado… No mínimo, incompreensível!
Mas é por isto que os benfiquistas são únicos, refugiados nas suas eternas ilusões. Glorioso? Sim. Mas do século passado.

No comments: